segunda-feira, 23 de abril de 2012

Break Dance, Break ou B-Boying?!!

Annyeonhaseyo!
안녕하세요!


Como estão?
Durante alguns anos eu tenho ouvido algumas pessoas dizerem "você ainda dança Break?", ou, "você ainda vai nos eventos de Break". E isso em animou a falar hoje sobre esse maravilhoso estilo de dança, que embora ainda muitas pessoas apreciem e se interessem pelo estilo ainda são bastante leigos sobre o assunto.
Eu costumo ouvir algumas pessoas dizendo "você dança Hip-Hop" ou "eu queria aprender a dançar Hip-Hop",  isso costuma me irritar bastante, uma vez que "Hip-Hop" NÃO é nem um estilo músical, muito menos uma dança, e sim uma cultura que se espalhou pelo mundo promovendo a reunião entre os 4 elementos da mesma, sendo eles o Disc Jokey (D.J.), Grafite, Rap e B-Boying.



Em Resumo:
Disc Jokey: D.J. (ou até mesmo Dee jay) é um artista profissional que roda músicas previamente gravadas selecionadas por ele em um aparelho de som projetado para mixar músicas de acordo com seu público alvo, trabalhando seu conteúdo e diversificando o seu trabalho em radiofusão em frequência modulada (FM), tocando em pistas de dança, boates, clubes, etc.

Grafite: é uma expressão plástica, o gráfite representa desenhos, apelidos ou mensagens sobre diversos assuntos, feito normalmente com sprays, rolinho e pincel em muros e paredes. Muitas vezes considerado uma forma de arte, diferente do "picho" (pichação), que tem a função de apenas deixar sua marca, o grafite é usado por muitos como forma de expressão e denúncia.

Rap: É o estilo musical dominante na cultura Hip-Hop, tendo a sigla Rap que significa "Ritmo e Poesia", ou seja, rimas através de uma poesia. Os cantores de Rap são conhecidos como rappers ou MCs.

B-Boying: É o estilo de dança dominante na cultura Hip-Hop.

Também fazem parte dos pilares do Hip-Hop o M.C. (Mestre de Cerimônias) e o BeatBox.

Agora voltando ao assunto que me motivou a fazer esse post, a tão apreciada dança conhecida mais como Break Dance.

O B-Boying, também conhecido como Break Dance, foi um estilo de dança de rua criado e desenvolvido na cultura Hip-Hop entre Afro-Americanos e Latinos jovens em Nova York. A dança consiste em 4 elementos primários: TopRock, DownRock, Power Moves e Freezes. Os praticantes da dança são chamados de B-Boy, B-Girls ou Breakers. Esses dançarinos frenquentemente participam de batalhas, concursos de dança, formais ou informais normalmente entre duas pessoas ou duas equipes. Embora o termo "Break Dance" seja frequentemente utilizado, "B-Boying" e "Breaking" são os termos originais utilizados para se referir a dança, esses são os temos preferidos pelos pioneiros da arte e pelos praticantes mais notáveis.

Origem


Elementos do B-Boying podem ser facilmente reconhecidos em culturas antecedentes antes da década de 1970. Como por exemplo a Capoeira, dança baseada em arte marcial desenvolvida por escravos brasileiros tem muitos movimentos semelhantes aos do Break Dance. Há também uma dança de rua árabe que desenvolvia movimentos acrobáticos, incluindo um HeadSpin gravado por Thomas Edison em 1898. No entanto não foi até os anos de 1970 que o Break Dance foi reconhecido como um estilo de dança. Começando com o D.J Kool Herc com Bases de D.J.s de Bronx pegando seções rítmicas de breakdown (Breaks) de vídeos de dança e registrando uma a uma. Isso gerou uma base rítmica para improvisações e mixagens que permitiram aos dançarinos mostrarem suas habilidades durante os intervalos. E se baseando em turnos de dança os dançarinos podiam cada um em sua vez superar uns aos outros, exibindo sequencias de movimentos cada vez mais complexos e inovadores.

Coreia


O B-Boying foi introduzido pela primeira vez na Coreia do Sul por soldados americanos logo após a onda de popularidade nos EUA durante a década de 1980, mas não foi até 1990 que a cultura e a dança realmente pegou. 1997 é conhecido como "O ano Zero de Break Coreano". O promotor de Hip-Hop coreano-americano (Americano descendente de coranos) John Jay Chon estava visitando sua família em Seul, e la encontrou uma equipe chamada Expression Crew em um clube. Ele lhes deu um VHS de uma competição de B-Boying de Los Angeles chamada "Radiotron". Um ano depois quando ele voltou, Chond escobriu que o vídeo e muitos como ele tinham sido copiados e se espalharam pelo país alimentando uma crescente comunidade de B-Boys.
Em 2002 o grupo Expression Crew venceu o prestigioso concurso internacional de Break, Battle of the Year (BOTY), expondo as habilidades dos B-Boys do país para o resto do mundo. Desde então o governo aproveitou a popularidade da dança e a promoveu juntamente com a cultura coreana. R-16 é o evento mais conhecido patrocinado pelo governo.

Japão


Logo após a visita do Rock Steady Crew ao japão, o B-Boying começou a posperar. Todos os domingos os B-Boys e B-Girls se reuniam no Parque Yoyogi (Tóquio). Um dos primeiros e mais influentes B-Boys do Japão foi Crazy-A, que agora é o líder da equipe Rock Steady do Japão. Ele também organiza o evento anual "B-Boy Park" que reúne cerca de 10mil fãs por ano e tenta expôr mais amplamente a cultura para os visitantes.

Elementos da Dança

Existem 4 movimentos básicos no B-Boying com mais 2 tipos de variações, sendo ele, TopRock, DownRock, PowerMove, Freeze, Drops e Suicides.

TopRock: São os movimentos feitos em posição ereta (em pé), são geralmente mais fáceis e utilizados para inciar a dança. TopRock tem uma grande variedade de passos que podem ser variados de acordo com as expressões do dançarino (agressivo, calmo, alegre). o TopRock também pode recorrer à ajuda de outros estilos de dança, tais como Popping, Locking e House Dance.

Exemplos de TopRock- Side-Step, Power Step, Power Step Hop


DownRock: Também conhecido como FootWork é o movimento em que o dançarino faz no chão apoiando-se com com as mãos e/ou pés. O FootWork inclui movimentos fundamentais como o 6-Step e suas variantes, como o 3-Step.

Exemplos de DownRock- 6-Step, Zulu Spins, CC.


Power Move: São os movimentos acrobáticos que exigem força, velocidade, controle e resistência para executa-los. O Breaker geralmente se apoia na parte superior do corpo, enquanto o resto do corpo cria uma dinâmica circular. Alguns movimentos de Power Move vem de Artes Marciais e da Ginástica, como exemplo o movimento da ginástica "FlairThomas" que é encurtada e soletrada como "Flare" no B-Boying.

Exemplos de Power-Move- WindMill, Air Flare, Halo.


Freeze: É o movimento elegante onde o dançarino se suspende usando o equilibrio e a força superior do corpo em poses como o "Pike". Eles são utilizados para enfatizar batidas fortes na música e para sinalizar o fim de uma sequencia do b-Boy. Os Freezes podem ser ligados uns aos outros em cadeias ou sequencias da música apresentar musicalidade e força física.

Exemplos de Freezes: Air Chair, Hollowback, Flag.


Drop: Os drops são movimentos em que o dançarino se joga no chão para executar um próximo movimento, como se fosse uma forma de ligar um movimento a outro. Um exemplo de Drop é o Coin Drop, normalmente usado para passar do TopRock para o WindMill (Moinho de vento)

Suicides: Assim como os Freeze, são utilizados para enfatizar batidas fortes em uma música ou finalizar uma sequencia de movimentos. Os suicides chamam a atenção para o movimento de queda ou perda de controle. Os breakers fazem parecer que perderam o controle e caíram sobre as costas, barriga, etc. Por mais dolorosos que os suicides pareçam, impressionantemente, os dançarinos executam os movimentos com a maior precisão possível para minimar totalmente a dor.

Poder VS Estilo

Múltiplos estereótipos surgiram na comunidade de Break sobre o relacionamento entre Técnicas de Dança e Força Física. Aqueles que se concentram em passos de dança e nitidez fundamental são rotulados como "Style-Heads". Especialistas em técnicas de ginástica orientada e formas de Footworks mais cordenados e carismáticos são conhecidos como "Power-Heads". Tais condições são utilizadas frequentemente para classificar coloquialmente uma habilidade, no entanto, tem sido usado para interromper eventos competitivos onde os juízes tendem a favorecer certas técnicas sobre outras.

Este debate, porém, é um tanto inapropriado. A classificação de dança como estilo de B-Boying é imprecisa porque cada B-Boy ou B-Girl tem seu próprio estilo único desenvolvido, tanto de forma consciente como de forma subconsciente. Cada Breaker tem uma certa atitude e método único de executar seus movimentos. O estilo de um Breaker não se refere somente ao TopRock ou DownRock, é um conceito que engloba a forma em que um movimento é executado e não o movimento executado.

Música
A seleção musical para o Break Dance não se resume ao Rap (Estilo musical dominante no Hip-Hop), enquanto o ritmo e as condições padrão de batidas são executados . O dançarino pode ser facilmente adaptado à outro estilo de música com auxilio de mixagens. As canções originais que popularizaram a dança surgiram a partir de gêneros progressivos de Jazz, Soul, Funk, Electro e Disco. Uma das características da músicas são as pausas durante as batidas ou compilações retiradas de músicas diferentes que são unificadas e encadeadas pelo D.J. O tempo varia geralmente entre 110bpm e 135bpm (batidas por minuto) com misturas de batidas no padrão percussivo Conceito criado pelo D.J. Kool Herc, mais tarde chamado de Break Beat.

Break Dance e a Mídia

Nos últimos 30 anos desde a criação do B-Boying, vários filmes tem representado a dança, tanto como aspecto principal do filme como em documentários. No incio de 1980 alguns filmes falaram sobre o Break, incluindo Wild Style, FlashDance, Breakin', Breakin'2: Electric Boogaloo e Groove Street. Em 2000 houve um resurgimento de filmes que documentavam o B-Boying como "Entre Nessa Dança" (You Got Served em inglês).

Também temos alguns jogos que focam o B-Boying. A dissuasão principal para tentar criar esse tipo de jogo é a dificuldade de traduzir a dança em algo interessante e divertido em um console. A maioria das tentativas tiveram uma baixa média de sucesso.
Exemplos de jogos:

B-Boy: Jogo lançado em 2006 para PS2 e PSP, que visa retratar o Break puro.
Bust A Groove: É um jogo voltado para diversos tipos de dança, nele o protagonista "Heat" é especializado em Break Dance.
Pump It Up: É um jogo coreano que exige movimento físico dos pés, onde os jogadores tem passos pré-programados e tem que dançar em uma plataforma onde seus pés vão apertando as setas (botões) na plataforma realizando passos de dança.

E isso ae galera, espero que tenham gostado da explicação sobre a dança. E espero ter conseguido diminuir a quantidade de pessoas falando "Você dança Hip-Hop?" rs. Assim que possível estarei fazendo novos post sobre os assuntos de sempre do Blog = D
Cya.






Nenhum comentário:

Postar um comentário